O Projeto



          Tendo como principal objetivo a incrementação das atividades acadêmicas, a partir de meios críticos, para que os estudantes de Direito possam refletir sobre a Ética tanto na realidade brasileira quanto na mundial, desenvolveu-se este programa para a monitoria da disciplina Ética Geral e Profissional, do curso de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense, para o ano de 2013.
          O projeto “Ética, Filosofia Moral, Justiça e Direito”, orientado pelo professor Marcus Wagner de Seixas, encontra-se em uma fase em que dá seguimento às ações desenvolvidas pelo antigo monitor, Filipe da Silva Pinheiro, no ano anterior; e, paralelamente, desenvolve novas atividades didático-pedagógicas que buscam a melhoria da aprendizagem.
          No primeiro semestre deste ano, a professora Nathália Sanglard ministrou a disciplina e, junto com o novo monitor, Túlio Vieira de Almeida, propôs aos estudantes diversas atividades em sala, como apresentação de trabalhos em forma de seminário, onde eram abordados assuntos contemporâneos sobre ética, tais como o aborto, eutanásia, maus tratos aos animais, questões de gênero, práticas culturais e direitos humanos.
          Não obstante, a professora também aconselhou os alunos para que frequentassem os plantões de monitoria, ministrados pelo atual monitor, em horário pós-aula. Nestes eram desenvolvidas reflexões baseadas na bibliografia obrigatória da disciplina, “Elementos de Filosofia Moral”, escrita por James Rachels, e em conhecidos artigos sobre os temas apontados em sala, escritos por renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros, como Débora Diniz, Marilena Chauí e Peter Singer.
          Como citado anteriormente, em paralelo a estas atividades o monitor e o orientador do projeto desenvolveram atividades. Destas, cita-se a continuação da listagem desenvolvida para compra e inclusão de bibliografias mais abrangentes e adequadas ao curso de Direito, para o acervo da Biblioteca do Aterrado; a manutenção estética do blog “Filosofia Moral, Justiça e Direito”, previamente criado para abrigar o material didático já desenvolvido, em forma de textos, imagens e vídeos; a atuação conjunta com o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Comunicação e Mídia (DHCM), liderado pelo mesmo orientador.
          Uma vez que se propõe e efetivam-se todas estas atividades, observa-se que os alunos têm uma melhor oportunidade de aprendizagem que, como consequência, proporciona uma maior interação com a disciplina e um surpreendente rendimento.

Túlio Vieira de Almeida
Monitor do projeto "Ética, Filosofia Moral, Justiça & Direito",
da Universidade Federal Fluminense, Polo Universitário de Volta Redonda